data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Ariéli Ziegler (Prefeitura/Divulgação)
Metade das 4,2 mil doses de CoronaVac de Santa Maria já foram distribuídas. Ao todo, 15 instituições de saúde e de idosos receberam a imunização.
Para esta quinta-feira, a previsão é que as doses cheguem em outros locais, além de abranger os 83 indígenas, que serão vacinados por meio da Unidade Móvel de Saúde. O superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, que acompanha a logística, planeja que os 4,2 mil imunizantes sejam entregues em totalidade até este sábado.
Inicialmente, o público a ser vacinado é de profissionais da linha de frente de hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e população indígena aldeada.
Média de ocupação de leitos de UTI cai em Santa Maria
A UPA 24h recebeu, no fim da manhã desta quarta-feira, 222 doses da CoronaVac. O prefeito em exercício e o secretário de Saúde entregaram os imunizantes para a diretora da Casa de Saúde, irmã Liliane Alves Pereira, e a vacinação dos profissionais começou no momento seguinte.
O Hospital Regional recebeu 519 doses. A primeira vacinada, em ato simbólico, foi a técnica em enfermagem da UTI Covid Sandra Cirlei dos Santos Dias, 52 anos. Ela e o marido tiveram o diagnóstico para a doença, e ele veio a óbito.
Estado registra mais 72 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira
Além do Centro de Referência Municipal da Covid-19, da UPA e do Hospital Regional, os imunizantes contemplaram as seguintes instituições de saúde: Hospital de Caridade, Hospital Geral de Santa Maria, Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Centro de Atendimentos e Diagnósticos (CAD), Prontos-Atendimentos do Patronato e da Tancredo Neves e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também, cinco abrigos de idosos já receberam quantitativos.
A segunda dose do imunizante já está garantida e armazenada pelo governo do Estado. Ainda não há previsão de chegada desta segunda dose nem de próximos quantitativos.